Brasileiro é louco por futebol. E em ano de Copa do Mundo essa paixão fica mais forte. Segundo pesquisa do Google Consumer Survey, o Mundial interfere na vida de 3 entre 4 brasileiros e, durante os 30 dias de evento, os torcedores ficam ligados o tempo todo, seja no escritório, nas ruas, nos celulares.
Fonte: Dados internos do Google
Segundo as buscas do Google, no ano que tem Copa o assunto se torna o maior interesse do público ? interesse que praticamente desaparece nos anos entre as edições do evento, como mostra a comparação das buscas entre os segundos semestres de 2014 e 2015.
Fonte: Dados internos do Google
Copa do Mundo só acontece de quatro em quatro anos e cria toda uma ansiedade na cabeça dos torcedores ? não só pelo desempenho da seleção, mas também sobre o que fazer nos dias dos jogos. Até porque, a maior parte dos brasileiros é dispensado para assistir às partidas do Brasil.
Fonte: Google Consumer Survey: ?Você acredita que seu trabalho lhe dispensará durante os jogos do Brasil??, n= 720, outubro de 2017, Brasil, 18+.
E como a época é de crise, a grande maioria irá aproveitar para assistir aos jogos em casa, confraternizando com familiares e amigos.
Fonte: Google Consumer Survey: ?Os Jogos na Copa do Mundo FIFA de 2018 serão transmitidos no Brasil entre 7h e 16h. Onde você pretende assisti-los??
Mas como a crise não é para todo mundo? Isso se reflete nas buscas, tanto por produtos mais caros ? aqueles para torcer em grande estilo ? que dispararam e já são 3x maiores do que foram na última Copa, quanto por aqueles produtos para receber bem as pessoas na hora dos jogos.
Mas como a crise não é para todo mundo? Isso se reflete nas buscas, tanto por produtos mais caros ? aqueles para torcer em grande estilo ? que dispararam e já são 3x maiores do que foram na última Copa, quanto por aqueles produtos para receber bem as pessoas na hora dos jogos.
Fonte: Dados internos do Google
Fonte: Dados internos do Google
Na hora de torcer com os amigos que a Copa vira uma verdadeira festa. E, como em toda boa festa, não podem faltar os comes e bebes.
O interesse por bebidas como cervejas e refrigerantes começa a crescer já a partir de abril e segue aquecido até o final dos jogos.
Nos meses que antecedem os jogos, as buscas no Google e YouTube por receitasde entradas e aperitivos disparam ? chegando até mesmo a competir com os nomes das estrelas em campo.
Quando falamos de finais, semifinais ou jogos transmitidos aos fins de semana, os campeões continuam sendo os petiscos e comidas de boteco.
Agora que você já sabe como funciona o consumidor em ano de Copa do Mundo, o que você pode fazer para seu produto não ficar de fora da festa do torcedor? A resposta é: facilitar a vida dele na hora dos preparativos.
Com o torcedor naquela correria entre deixar tudo organizado no trabalho para assistir aos jogos tranquilo e em casa para receber os amigos, toda ajuda é bem-vinda. O evento se torna uma excelente oportunidade para as marcas se fazerem presentes na hora em que o consumidor mais precisa e que pode ser aproveitada de diversas formas. Oferecer conteúdos como receitas, dicas de decoração, ferramentas para cálculo de bebidas e limpeza pós festa. Outra é usar a tecnologia nas suas campanhas, para que os consumidores encontrem seus produtos quando eles forem mais relevantes e possam adquiri-los de um jeito rápido.
A Copa do Mundo 2018 está aí. E o consumidor está de olho em serviços e produtos capazes de transformar cada jogo em um encontro inesquecível. Sua marca já garantiu seu lugar nessa festa?
Fonte: Google Consumer Survey: ?Os Jogos na Copa do Mundo FIFA de 2018 serão transmitidos no Brasil entre 7h e 16h. Onde você pretende assisti-los?