builderall

 IGTV vs Youtube ? Onde investir?

Lançado recentemente, o IGTV, veio para competir diretamente com Youtube.Mas será que podemos apostar todas as nossas fichas na TV do Instagram?

A pergunta que mais ouço recentemente ? IGTV ou Youtube? Qual é o melhor lugar para investir em conteúdo áudio-visual?

No momento o tópico mais polêmico é a monetização. Ninguém quer trabalhar de graça. E isso o IGTV ainda não tem como competir com o Youtube. No entanto, isso deve acabar em breve, porque os produtores de conteúdo do Youtube andam bastante irritados com as mudanças nas regras de monetização.

Recentemente, os anunciantes do Youtube ameaçaram retirar as propagandas das redes sociais depois que descobriram que esses anúncios estavam sendo exibidos em vídeos com conteúdo de ódio: racistas, homofóbicos etc. Desde então, o Youtube se desesperou e correu para atualizar e criar novas regras ? quais vídeos poderiam receber anúncios e quais não poderiam. O resultado disso foram regras que acabaram desmonetizando vários vídeos.

Para ter uma ideia, vídeos que contenham palavrão podem ser desmonetizados. E teve gente que perdeu até 90% nos ganhos. E qual seria a do Instagram com estas regras todas? Aproveitar a oportunidade com o IGTV, até porque enquanto eles não criarem uma política que recompense financeiramente os criadores de conteúdo, que vivem disso, será difícil tê-los na plataforma.

Diferença entre o IGTV e o Youtube

Outra diferença entre o IGTV e o Youtube é o formato. Essa é gritante, ne!? O Youtube foi criado antes da Era dos smartphones, então ele foi pensado para ser usado no desktop, em tela wide screen. Postar um vídeo na vertical no Youtube é um horror.

Já o IGTV é o contrário. A plataforma foi criada para postar vídeos na vertical. Claro, que já tem gente fazendo gambiarra para postar na horizontal ? colocando fundo preto ou rotacionando. Mas essa não é a melhor forma para tirar proveito do seu conteúdo. Você deve analisar se ele funciona melhor na vertical ou na horizontal?As vezes a gente acha que o nosso conteúdo só funciona na horizontal, ou na vertical. Mas isso é porque ainda não demos chances de testar os formatos.

Ambas plataformas permitem que a gente faça o upload e consuma vídeos pelo computador ou pelo celular. O IGTV só nos permite ver os nossos vídeos, e isso tem fundamento porque é uma plataforma criada para ser uma experiência completa para celular.

E por conta disso, o IGTV parece ser uma plataforma mais acessível que o Youtube. Uma vez que todo mundo tem um smartphone nas mãos. É só gravar um vídeo na vertical e postar. E isso não rola no Youtube, porque ele requer vídeos mais editados e produzidos.

Um ponto positivo para o Youtube é a enorme biblioteca e a facilidade na busca. O IGTV ainda tem que melhorar a busca e correr muito para conseguir uma biblioteca de vídeos tão grande como a do Youtube.

Resumindo, se você quer viver só de criar conteúdo, o seu lugar ainda é o Youtube. Mas se você ganha dinheiro por outros meios, como venda de produtos ou serviços, você precisa estar no Instagram. A dica que a gente te dá é para estar nas duas plataformas. A medida que você for crescendo como marca o Youtube vai te dar um retorno financeiro, e o Instagram vai te dar visibilidade de marca e vai te deixar mais próximo do seu público.