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comportamento do consumidor

Estamos vivendo a Era da Assistência. Hoje a internet é a maior conselheira do brasileiro e a coisa mais natural do mundo é ?dar um Google? toda vez que precisamos de ajuda ou temos alguma dúvida. O melhor é que podemos fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora, afinal, os celulares estão sempre ao alcance das nossas mãos.

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Ossmartphonesse tornaram assistentes pessoais e, com isso, as expectativas dos consumidores em relação ao que as marcas oferecem ficam cada vez mais altas. Nesse novo cenário, praticamente irrestrito à informação, se destaca quem consegue ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões de compra. Por exemplo, isso é especialmente verdade quando analisamos o setor de turismo ? a internet é o meio onde o usuário explora, descobre, aprende, compara e compra suas viagens.

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Mesmo público, mais exigências

No Brasil, 35% da população viaja e 13%1como viajante aéreo. Esses números não sofreram alterações nos últimos três anos, ou seja, temos as mesmas pessoas viajando, o que as torna um público cada vez mais exigente no processo de compra, buscando auxílio com dúvidas, reclamações e problemas. A prova disso é que, apesar das buscas por compra ainda serem a maior demanda da categoria de passagens aéreas, as buscas por atendimento dentro dessa categoria crescem três vezes mais.

O processo de compra de uma viagem acontece em três etapas ? planejamento, compra e pós-compra. Em todos eles existem oportunidades para as marcas de conectarem aos consumidores, porém, quase todas se concentram apenas nas etapas da compra e do pós-compra.De fato, nunca foi tão fácil comprar passagem aérea ou fazer reserva em um hotel. Ao final acabam esquecendo o planejamento.

O gap está justamente na relação demanda e oferta da primeira etapa ? o planejamento. Hoje esta etapa é ocupada quase que exclusivamente por produtores de conteúdo independentes.

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Onde estão as marcas na hora em que o viajante ainda está decidindo para onde ir? É possível se conectar com viajantes (e futuros viajantes) de uma forma muito mais mais profunda durante o planejamento da viagem, construindo valor de marca e fortalecendo a influência e aexpertiseno assunto.

Estar presente ao longo de toda a jornada do processo de compra ? inserindo-se nas conversas e nos conteúdos já existentes, produzir de fato conteúdo focado na etapa de planejamento são fundamentais.

O brasileiro está aprendendo a viajar e tem as mais variadas dúvidas na hora de decidir sobre onde ir, onde ficar, como se locomover e o que fazer. E da mesma forma que ele está usando a internet para aprender a viajar, ele também usa a internet para encontrar outros produtos e serviços. O exemplo de hoje foi o mercado de turismo, mas também serve para o seu segmento. Fique atento ao comportamento dos consumidores e não perca oportunidades.

Fonte: Google