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assessoria de imprensa na era digital

Muita gente me pergunta. O que você faz? O que é ser assessor de imprensa? Assessor de imprensa nada mais é do que o embaixador da marca na imprensa, ou seja, aquela pessoa que constrói um relacionamento entre a marca e os jornalistas.

Com esta tarefa nas mãos e cientes da crise por qual passa todos os veículos, com redações enxutas e o crescimento exponencial dos canais digitais, é fundamental que nos adaptemos, até porque nada mais é exclusivo, nada é novo.

Por conta do ditado ? tudo tem no Google, que hoje em dia poucas histórias vão parar na primeira página de um veículo de grande circulação. Mas se você contar com um bom planejamento de mídia que inclua portais, blogs, programas de TV, rádio, revistas, e as plataformas digitais mais famosas do planeta ? YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, certamente você irá conseguir aumentar a visibilidade da sua marca. É importante estar presentes em diversostouchpoints,como falamos recentemente por aqui.

Assessoria de Imprensa e seu modelo tradicional

Disparar release e aguardar o retorno do jornalista, ainda é eficaz? O modelo tradicional de assessoria, quando se dispara o release e aguarda o retorno do jornalista pode não ser mais tão eficaz quanto há 5 anos.

O trabalho de uma agência de comunicação deve ir muito além de disparar um amontoado de informações institucionais, criar pautas que, provavelmente já existem no Google, e aguardar o resultado.

O universo digital veio abalar as estruturas do mercado e lançar o desafio de colocar a marca em veículos diferentes, com linguagens e públicos diferentes, que nem te conto como são variados.

É neste mix que o assessor de imprensa tem que se encaixar, entender e se renovar. O mundo digital está aí e só sobrevive quem está aberto a novas experiências. Até porque, o que interessa é que a marca seja lembrada e comprada. De modo geral essa é a ideia dobranding, um termo que está muito na moda mas que não tem nada a ver com logomarca ou identidade visual, mas isso é papo para outro dia.

?Produtos são feitos nas fábricas, mas

as marcas são construídas na mente?

A frase acima é de Walter Landor, responsável por contas como Coca-Cola e Levi?s. Alguém conhece essas marcas? O que sentem quando ouve falar delas? Ou seja, o que importa é o que as pessoas pensam e sentem sobre a sua empresa. O objetivo é que os consumidores vejam a sua marca como única saída para o que buscam. E o papel da Assessoria de imprensa é fazer com que eles cheguem a esta conclusão.

A Assessoria de Imprensa faz com que a sua marca alcance uma credibilidade que nenhuma outra ferramenta irá te proporcionar. Mas isso é fruto de um trabalho árduo e difícil. Entender quem é o público, onde ele está e o que falar é o primeiro passo. Montar um planejamento estratégico com uma visão macro e ir adequando ao longo da jornada. Para assessoria, não existe separação entre o mundooneoff, tudo está conectado e todos têm o mesmo objetivo ? visibilidade.

O importante é saber conduzir os recursos e as plataformas. E assim gerar um maior relacionamento com o consumidor. As pessoas são bombardeadas de informações a todo instante e se você não tiver um material relevante, não fisga ninguém.