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 Pessoas comuns so os verdadeiros influenciadores

Quando foi a última vez que você comprou um produto ou contratou um serviço sem pesquisar sobre ele na internet? Ter acesso a avaliações, opiniões e testes antes de tomar uma decisão de compra, sem dúvida é empoderador.

Desde comprar um tênis até qual é a melhor máquina de lavar para apartamentos pequenos, as opiniões de outros consumidores são referências importantes na hora de fechar a compra.Nos tornamos obcecados por pesquisas. Quanto mais informações, mais confortáveis ficamos para decidir. Uma opinião honesta de alguém que passou pelo mesmo processo e tem estilo de vida parecido com o nosso, dá mais segurança.

Queremos ver gente como a gente falando honestamente sobre os pós e contras de um produto. É um tipo de avaliação confiável e nos fornece uma visão mais realista do que estamos pretendendo comprar. São dados que mostram situações da vida real, não aparecem nas peças de marketing. Como exemplo, uma pessoa interessada em saber como um drone funciona ao voar no vento, assim como descobrir truques e dicas de como usá-lo. É como testar o produto virtualmente antes de comprar.

Segundo Sara Kleinberg,Head of Ads Research and Insightsdo Google, as pessoas estão recorrendo às experiencias umas das outras, porque querem saber no que estão se metendo antes de tomar uma decisão de compra. ?O que constatamos de diferente, observando os vídeos que as pessoas assistem no YouTube, é que elas estão procurando por experiências pessoais de outros consumidores, que as ajudem a decidir sobre o que é melhor para elas mesmas. Elas buscam muito mais do que uma simples avaliação de produto?, explica Sara.

Quando o assunto é turismo, por exemplo, tudo fica mais claro. Os consumidores querem informações realistas sobre o destino escolhido antes de comprar as passagens. E isso inclui, se o quarto de hotel acomoda toda a família, atrações locais, a comida do restaurante da moda, etc. Para sorte de quem viaja é que há cada vez mais conteúdo criado por usuários sobre lugares que visitam e o que há para fazer. São cenas reais e que mostram as coisas como realmente são, diferente de fotos de publicidade.

Os vídeos de viagens no YouTube tiveram um aumento de 600% no tempo que as pessoas passam assistindo, e isso prova que explorar as experiências de outras pessoas agora é parte significativa da tomada de decisão.

 Pessoas comuns so os verdadeiros influenciadores

Fonte: Dados do YouTube, EUA, A classificação dos vídeos como ?vlog e diários de viagem? foi baseada em dados públicos como títulos, tags etc. e pode não incluir todos os vídeos desse tipo disponíveis no YouTube, Jan. ? Jun 2015 and 2017.

Ainda de acordo com Sara, o público busca orientação sobre os mais diversos temas. ?Automóvel e cosméticos são assuntos bastante procurados?, diz. ?Os vídeos de ?primeiro passeio?registrando o primeiro dia delas com o carro novo e explicando detalhes desde o assento do veículo até quantos quilômetros ele faz com um litro de combustível. É um nova perspectiva?, completa.

Assim como os vídeos de ?primeiro passeio?, os vídeos de ?primeira impressão? na categoria cosméticos mostram a experiência de quem testou determinada maquiagem pela primeira vez. ?Antes de gastar dinheiro, as pessoas querem conhecer melhor o produto e a melhor maneira de usá-lo?, conta Sara.

Basicamente, ver outras pessoas fazendo qualquer coisa em situação familiar é inspirador, pois parece mais pessoal e transmite confiança. Em suas campanhas de vídeos, use sempre uma linguagem cotidiana e natural. O consumidor quer se identificar com o que está assistindo. Da mesma forma, mostre seu produto ou serviço como ele realmente é, sem maquiagem e sempre em situações reais de uso. As grandes marcas já perceberam que este é o caminho. E você?

realmente são, diferente de fotos de publicidade.

Os vídeos de viagens no YouTube tiveram um aumento de 600% no tempo que as pessoas passam assistindo, e isso prova que explorar as experiências de outras pessoas agora é parte significativa da tomada de decisão.