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 Quanto investir no Facebook?

Desde que o Facebook mudou o algoritmo e, praticamente, acabou com o alcance orgânico, a pergunta que mais respondo no meu dia a dia é: Quanto de dinheiro devo investir no Facebook? A minha resposta sempre é: depende! Isso mesmo! Não existe uma regra, tudo vai depender de quanto você tenha disponível de dinheiro, se você conhece o seu público, se o seu conteúdo é relevante, se o formato do seu anúncio está adequado ao seu público.

A única certeza é: sem investimento não tem retorno. Portanto, anuncie! Para ajudar, separei algumas dicas que podem ajudar:

Dica 1: Defina valores

Para saber quanto precisa investir, primeiro você tem que saber quanto você tem disponível para isso. Para começar, não é necessário ter grandes verbas, mas é importante saber quanto cabe no seu bolso, e caso não dê certo, isso não irá impactar o seu negócio.

Lembre-se, é uma verba para entrar em campo e sentir como funciona. Não existe garantia de que este anúncio irá trazer o seu dinheiro de volta, assim como todo investimento, a garantia de retorno é uma incógnita.

Portanto, se você é novo nesta Disneylândia do marketing, separe um valor total e reserve de 10% a 20% deste total para os testes iniciais com o Facebook. Exemplo: se você tem R$ 500 para a verba de marketing, separe de 50 a 100 reais para investir.

No final dos testes você conseguirá identificar se o anúncio gerou resultado e você poderá destinar a verba disponível para os anúncios mais efetivos.

Dica 2: descubra o formato mais adequado

Nunca faça somente um formato e/ou diversos interesses no mesmo anúncio. Isso dificulta na hora de avaliar que interesse e qual formato de anúncio está convertendo mais. Para iniciar, faça apenas dois modelos, e deixe rodar por pelo menos 7 dias. Ao final, você vai conseguir mensurar qual dos dois impacta mais no seu público.

Durante a fase de testes, você pode utilizar formatos diferentes mas com imagens iguais. Com o mesmo público e interesse. Também pode utilizar o mesmo formato, mas com imagens diferentes. Imagens e frases iguais com interesses diferentes. E por aí vai.

Exemplo: Se você separou de 50 a 100 reais, separe 20 para cada dois anúncios de formatos diferentes, mas que tenham o mesmo conteúdo. Rode os dois para públicos diferentes e ao final analise o resultado que cada um alcançou. Verifique métricas como: custo por clique, custo por lead e custo por venda.

O importante é que você descubra quais são os formatos ideais para o seu negócio. Para isso não existe fórmula milagrosa e nem adianta copiar o do amigo. Você só vai conseguir testando.

Dica 3: tempo de campanha

Você já definiu o valor que irá investir e já descobriu o formato que mais converte. Agora, você precisa definir o tempo que esses anúncios ficarão no ar.Eu sempre sugiro no mínimo 7 dias. Antes disso não tem como mensurar a reação do público.

Para quem já anuncia, a regra muda. Analise os dados que você já possui e tente verificar se o valor que está investindo é adequado ao seu perfil. Analise as mesmas métricas para quem está iniciando: CPC (custo por clique), CPL (custo por lead), CPV (custo por venda)e acrescente o ROI (Retorno sobre investimento)

Analisando as métricas, você pode saber qual o melhor formato para o seu público e estipular uma meta de faturamento.

No exemplo anterior, imagine que dos R$ 20 que investiu, obteve o retorno de R$ 100 em vendas. Enquanto o outro lhe retornou R$ 80. Está claro que o primeiro anúncio impacta mais o seu público. A partir disso, você pode estipular que seus anúncios têm que lhe retornar R$ 100 em vendas.

Com base desses dados, calcule quantas pessoas precisam comprar para que você chegue aos 100 reais. Depois veja quantos leads foi necessário para alcançar estes clientes. Quantas visitas teve para chegar a este número de leads e quanto cada um custou.

Exemplo: para chegar em 100 reais de faturamento, você precisou realizar 5 vendas. Para gerar essas 5 vendas, você gerou 14 leads que foram gerados de 20 visitas ao seu site. Cada visita R$ 1,42 no clique do anúncio. Portanto, você gastou R$ 19,60 em cliques no Facebook para faturar R$ 100 em vendas.

ROI

É importante saber qual é o seu ROI (Retorno Sobre Investimento), ou seja, o valor de retorno que obteve com a sua campanha. Pode se dizer que a campanha teve retorno quando, no mínimo, os resultados foram capazes de pagar a aplicação.

A fórmula é dada por:ROI = (Retorno do Investimento ? Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

O resultado pode sermultiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).

Exemplo: Um studio de pilates investiu R$ 180 reais em anúncios e ao final conseguiu 4 alunos novos, pagando em média R$ 275 cada um. O ROI dessas campanha seria calculado assim:

Vendas: R$ 275 x 4 = 1.100

Investimento: R$ 180,00

Aplicando na fórmula ROI = (Retorno do Investimento ? Custo do Investimento) / Custo do Investimento, temos:

ROI = (R$1.100,00 ? R$ 180,00) / R$ 180,00 = 5,1

ROI = 5,1 x 100

ROI = 511%

O studio teve lucro nessa campanha, pois para cada real investido, a campanha trouxe R$ 5,11 de retorno.

O ROI é um valor médio de retorno, e claro, pode variar. Por isso, se você calcular o ROI para cada uma de suas campanhas, poderá definir a melhor estratégia e onde concentrar seus esforços em marketing.

Dica importante:

Os anúncios sofrem alterações constantemente, assim como o seu público. Sempre acompanhe seu Gerenciador de Negócios e observe como andam suas campanhas, para aprimorá-las conforme a sua necessidade.

Se seus anúncios não estão gerando resultados, é possível que seja preciso mudar suas estratégias. Quanto antes você entender como investir em anúncios, melhor para o seu negócio. Não adianta produzir conteúdo e esquecer da divulgação dele.

Mídias sociais são ferramentas de marketing como qualquer outro canal: rádio, tv, jornal. Se você quer ser visto, tem que aprender a investir. Caso contrário você não existe e nunca será lembrado.

Ainda não sabe como otimizar o seu o seu ROI. Então clica aqui que vamos te dartrês formas de como otimizá-lo. E se mesmo assim você tem dúvidas, deixa no comentários que nós vamos te ajudar.