builderall

Buscas ou conversas?

A tecnologia está cada vez mais intuitiva. Quem nunca se pegou conversando com o Google ou com a Siri? Pois é, muitas vezes nos pegamos fazendo buscas como se estivéssemos conversando. E assim é com a maioria das pessoas que utilizam as ferramentas e plataformas de pesquisas.

Com esta mudança de comportamento, com perguntas mais precisas e específicas sobre produtos e serviços, elas também procuram por respostas mais rápidas e eficientes. Não só para economizar tempo, mas também ter mais confiança naquilo que está buscando.

Nos Estados Unidos, as buscas no mobile com uso de uma linguagem mais natural, como se estivessem pedindo um conselho ou usando ?eu? na pergunta vem crescendo ao longo dos dois últimos anos.

1. O termo ?eu preciso? cresceu mais de 65%. Por exemplo, ?de quanto eu preciso para me aposentar??, ?qual é a melhor escola para o meu filho?? ou ?qual é o melhor hotel em Nova York??1

2. As buscas com o termo ?eu deveria? cresceram mais de 65%. Exemplos: ?que laptop eu deveria comprar??, ?o que eu deveria comer no jantar??2

3. As buscas com o termo ?eu posso? cresceram mais de 85%. Por exemplo, ?eu posso usar Paypal na Amazon??, ?eu posso comprar selos no Walmart?? ou ?eu posso comprar um assento num voo para o meu cachorro??3

Buscas ou conversas?

O que mudou nas buscas:

Quando começou aEra da Assistência, as pessoas basicamente digitavam o que procuravam pelo nome do serviço ou produto. Hoje, além das pesquisas estarem mais objetivas, estão também mais específicas e coloquiais.

1. Finanças:na categoria finanças, a busca passou de ?conta bancária? e ?abrir conta bancáriaonline? para ?o que eu preciso para abrir uma conta bancária??

2. Cuidados pessoais:passou de ?melhor shampoo? e ?[marca de shampoo]? para ?que shampoo eu deveria usar??

3. Automóveis: passou de ?marcas de carro? para ?que carro eu deveria comprar??

4. Imóveis:passou de ?calculadora de financiamento? e ?taxas de financiamento? para ?que chances eu tenho de conseguir um financiamento?

O que isso significa para você anunciante e sua marca? Que independente da busca ser óbvia ou parecer um pedido de conselho, você deve ter respostas que atendam às diferentes necessidades dos seus clientes.

Para isso, primeiro entenda que os consumidores estão cada vez mais íntimos com a tecnologia, portanto, considere usar uma linguagem mais natural e crie expectativas intuitivas em todos os seus canais digitais. E segundo, crie uma estratégia desearch. Ou seja, vá além das palavras-chaves e expressões associadas ao seu negócio, considere frases mais coloquiais, de forma que os clientes possam encontrar você mais facilmente.