builderall

plano de mkt para o Facebook

O seu marketing no Facebook encontra seus clientes onde eles estão?Quer saber como criar um plano no Facebook que suporte seu funil de vendas?

Neste artigo, você descobrirá como criar um plano de marketing para o Facebook centrado no cliente em potencial e em todos os estágios de suajornada de compra.

#1: Mapeie vários cenários de jornada do cliente

De acordo com umestudo da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, ao visualizar um site, as pessoas formam uma primeira impressão em menos de 2 segundos.E eles levam um pouco mais de tempo - 2,6 segundos para ser exato - para que seus olhos se concentrem na área do site que mais influencia à primeira impressão.

Causar uma primeira impressão forte também é importante no Facebook.Como sua página do Facebook pode atrair visitantes em menos de 3 segundos?

É aqui que as metodologias de design da experiência do usuário (UX) são úteis.O design UX é o processo de projetar produtos digitais ou físicos que agregam valor, são fáceis de usar e agradáveis de interagir.É uma abordagem que leva o usuário em consideração ao criar o design.

A Amazon pode ser um dos primeiros sites em que você pensa quando se trata de navegação fácil e funcionalidade de compra sem falhas, e você está certo.De acordo com a publicação B2B Business Insider,94% das pessoas pesquisadashaviam comprado da Amazon no ano passado.Não se engane, o sucesso da Amazon está diretamente relacionado aos seus esforços em UX.

A boa notícia é que você pode aplicar algumas técnicas de design de UX para otimizar sua presença no Facebook.Este artigo explica como mapear o UX para uma página do Facebook, mas esse processo pode ser usado para qualquer canal social.

Primeiro, pense no público com o qual você deseja se conectar e como eles preferem se envolver com você.O mapeamento UX, também conhecido comomapeamento de jornada do cliente, é uma técnica poderosa para entender o que motiva seus clientes - suas necessidades, hesitações e preocupações.

A melhor maneira de se conectar com seu público no Facebook é mapeando a experiência deles, considerando todos os estágios do processo de tomada de decisão.Para simplificar, restringiremos o processo de tomada de decisão em três etapas:

Conscientização: as pessoas se conscientizaramde que precisam de uma necessidade que deve ser atendida pelo seu produto ou serviço.

Avaliação: as pessoas estão cientes de que seu produto ou serviço pode atender às suas necessidades e estão tentando determinar se você é o mais adequado.Os usuários se transformam em leads.

Compra: os leads estão prontos para fazer uma compra.

Agora, expanda vários cenários prováveis em que os leads tomam conhecimento de você, avaliam e convertem em clientes.Rastreie as ações que eles teriam tomado desde a primeira conversão até a compra.Aqui está um exemplo de como isso pode ser:

Página do Facebook -> Baixe o eBook grátis -> Solicite uma avaliação gratuita -> Compra

Se você analisou o cenário acima e pensou: ?Isso é ótimo, mas eu não tenho um e-book.? Sem problemas.Lembre-se de que o objetivo deste exercício é personalizar este mapa para identificar as oportunidades que estão perdendo.

Pense nos seus cinco melhores clientes.O que os fez decidir comprar de você?Quais informações eles estudaram durante sua decisão de compra?Quais materiais de marketing os ajudaram mais?

Mesmo que seus melhores clientes sejam do mundo off-line e não comprem através das mídias sociais, você ainda pode recriar o processo de tomada de decisão e encontrar as principais partes do conteúdo que pode usar com seus seguidores do Facebook.

Como você tem apenas cerca de 3 segundos para envolver seu futuro comprador, sua página do Facebook precisa atender imediatamente três requisitos importantes em todas as etapas da jornada:

? Mostre imagens que atendam às expectativas de seus futuros compradores.

? Forneça uma experiência previsível e descomplicada.

? Compartilhe conteúdo valioso para cada estágio de sua jornada de compra.

Em teoria, visuais bonitos e conteúdo incrível devem aumentar sua presença no Facebook e suas vendas.Mas essa afirmação é verdadeira apenas se o seu marketing no Facebook atender a essas expectativasaos olhos do seu público.

Embora possa parecer que você precisa de muita intuição e criatividade para ter sucesso noFacebook, na verdade há uma estrutura que você pode seguir para mapear sua estratégia com muita precisão para suas campanhas de promoção de leads.

Depois de mapear sua experiência do usuário, o próximo passo é aplicar essas informações para otimizar sua página do Facebook para cada estágio da jornada do cliente ou ciclo de compra.

#2: otimizar para o estágio de conscientização da jornada do cliente

A conscientização é o começo do seu relacionamento com seu futuro comprador.Nesse estágio, seu objetivo é tornar-se visível ao seu público-alvo e fazer com que ele veja o valor do seu produto ou serviço.

Os futuros compradores podem estar gastando tempo pesquisando diferentes marcas no momento para tentar entender qual delas melhor atenderia às suas necessidades.Talvez eles tenham encontrado você on-line, consultado o site e chegado à sua página do Facebook.

Lembre-se de que você tem menos de 3 segundos para atender aos requisitos desse seguidor imaginário.O que eles esperam?Recursos visuais, uma experiência previsível e conteúdo que os motiva e os inspira a aprender mais sobre sua marca.

Responder às seguintes perguntas pode ajudar a otimizar sua página do Facebook para o estágio de conscientização.

Mapeie a experiência de conscientização dos usuários

Que experiência você deseja criar para usuários que estão no estágio de conscientização?

? Quero que eles sintam que podem confiar no meu serviço ou produto.

? Quero que eles identifiquem nossa proposta de valor exclusiva rapidamente.

? Quero que eles saibam que podem fazer qualquer pergunta por chat ou e-mail.

Recursos da página do Facebook para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante o estágio de conscientização

Onde estão os principais recursos visuais da sua página de negócios do Facebook?Eles apelam para as pessoas na fase de conscientização?

? A sua foto de perfil é atraente?Inspira confiança?

? A sua foto de capa é única?O visual compartilha uma mensagem clara e convincente?

Conteúdo para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante o estágio de conscientização

Você tem conteúdo para pessoas na fase de conscientização?

? Você tem um brinde para as pessoas se sentirem apreciadas?

? Eles podem ler resenhas e depoimentos?

? O canal oferece conteúdo que vale a pena compartilhar?

? Se as pessoas tiverem perguntas, elas podem perguntar diretamente na sua página?

Adicione sua entrada ao seu mapa UX.Lembre-se, a ideia é usar essas observações para melhorar a jornada e remover quaisquer barreiras.

Se você é cabeleireiro, por exemplo, em vez de fazer marketing para quem tem cabelo, reivindique um nicho.Você poderia dizer algo como "A melhor balayage da [cidade]". Com esse nicho, você facilita para os usuários saberem tudo sobre você.

Lembre-se: não apresse esse processo.Aproveite o tempo para fazer sua pesquisa.Peça feedback específico.Considere usar sua presença no Facebook para reivindicar um nicho específico em seu mercado, permitindo que você simplifique sua mensagem.

#3: otimizar para a fase de avaliação da jornada do cliente

Na fase de avaliação, você pode ter atraído os usuários certos, mas eles não estão prontos para comprar imediatamente.Embora eles possam não deixar de seguir você, eles também não compram;eles estão meio que entrando na nuvem neste momento.

Volte e pense em todas as circunstâncias em que você se envolveu com um lead que comprou imediatamente após sua interação.Alguns exemplos incluem:

? O lead tinha um problema urgente e você conseguiu resolvê-lo no momento.

? O lead tentou a mesma solução do seu concorrente e não funcionou.

? O lead tinha uma data de vencimento a cumprir.

A beleza das mídias sociais é que você pode se envolver com esses usuários em particular que têm necessidades urgentes diariamente.Se o seu marketing falar com eles, eles considerarão seriamente trabalhar com você.Eles estão na fase de avaliação.

Durante esse estágio, as pessoas estão tentando determinar se você é o mais adequado.Seu objetivo é construir um relacionamento mais profundo com eles, apresentá-los ao seu produto ou serviço e alimentá-los com conteúdo contextual ou direcionado.Você quer que eles tenham uma conexão mais próxima com você.

Responder às seguintes perguntas o ajudará a otimizar sua página do Facebook para a etapa de avaliação.

Mapeie a experiência de avaliação de seus usuários

Que experiência você deseja criar para as pessoas que estão na fase de avaliação?

? Eles encontrarão um feed de notícias do Facebook com informações relevantes?

? Eles podem encontrar facilmente detalhes sobre o produto ou serviço de que precisam?Sua página está usando o melhor modelo e guias?

? Eles podem ligar diretamente para você?

Recursos da página do Facebook para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante a fase de avaliação

Quais outros recursos da página do Facebook você pode usar para se envolver visualmente com as pessoas?Seus recursos visuais atraem pessoas na fase de avaliação?

? As pessoas verão uma guia com seus serviços?

? Eles podem marcar uma consulta, se quiserem?

? Eles são capazes de assistir a listas de reprodução de vídeo que os educam sobre suas necessidades e suas soluções?As miniaturas desses vídeos são atraentes?

? As pessoas podem ver detalhes sobre seus produtos ou serviços?E o seu preço?

Às vezes, toda a sua página do Facebook precisa é de uma atualização de modelo.Verifique se você tem um modelo com as guias que melhor se adaptam ao seu público.Você sempre pode personalizar o layout da sua página.

Conteúdo para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante a fase de avaliação

? As pessoas podem acessar facilmente uma página de perguntas frequentes?

? Eles podem fazer perguntas via chat?

? As pessoas podem participar de um webinar em que você explica seus serviços ou produtos?

As campanhas de marketing mais bem-sucedidas são as que atraem as emoções das pessoas.Os seres humanos são movidos por sentimentos.Se você deseja que eles se lembrem do seu produto ou marca, especialmente durante a fase de avaliação, eles devem ser engajados e apaixonados pela interação deles com a sua empresa.

Com esses pontos em mente, trabalhe em seu mapa para aprimorar a experiência dos usuários.As pessoas nesta fase têm uma conexão com sua marca.Tudo que você precisa fazer é aproximá-los de você.

#4: otimizar para a fase de compra da jornada do cliente

A capacidade da sua marca de conquistar compradores via Facebook se resume a criar uma experiência perfeita.Você tem uma página de destino onde futuros compradores do Facebook possam clicar e comprar?Se sim, eles podem encontrá-lo facilmente?

Se você não criou uma página de destino onde compradores em potencial podem visitar e avaliar suas soluções, adicione-o à sua lista de tarefas o mais rápido possível.

Em geral, sua página de destino deve:

? Explique quem é o melhor para o seu produto ou serviço.

? Compartilhe os benefícios do seu produto ou serviço.

? Exiba seu produto ou serviço.

? Ofereça descontos e promoções.

? Crie um senso de urgência para obrigar os clientes potenciais a comprar imediatamente.

Criar uma página de destino para visitantes do Facebook permitirá que você rastreie e avalie quantos usuários estão acessando sua página.Normalmente, se você não está vendo conversões, é um problema de exposição ou um problema de conversão.

Aqui estão as perguntas a serem feitas para otimizar sua página do Facebook para a fase de compra.

Mapeie a experiência de compra de seus usuários

Que experiência você deseja criar para as pessoas que estão no estágio de compras?

Eles sentirão que você está empurrando eles?

Eles entenderão o que estão recebendo pelo preço?

Eles sentirão que estão obtendo o melhor negócio do mercado?

Eles podem verificar facilmente?

Recursos da página do Facebook para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante a fase de compra

Quais outros recursos da sua página do Facebook você pode usar para se envolver visualmente com as pessoas?Esses recursos são atraentes para as pessoas na fase de compras?

As pessoas verão uma oferta especial na parte superior da sua página?

Eles podem ver um vídeo criativo sobre sua promoção?

Eles verão uma variedade de recursos visuais em sua página?

Os eventos do Facebook podem ajudá-lo a convidar usuários a considerar suas soluções?

As pessoas podem marcar uma consulta com você?

Conteúdo para aprimorar a experiência da jornada do cliente durante a fase de compra

As pessoas podem participar de um webinar em que você está explicando sua oferta?

Eles podem conversar com você se tiverem perguntas?

Você oferece uma garantia que os faz sentir seguros sobre a compra?

O seu gateway de pagamento está protegido?

Suas respostas a essas perguntas ajudarão você a completar seu mapa de experiência do usuário.Novamente, não apresse esse processo.Você deseja acompanhar toda a jornada que as pessoas realizam, desde a primeira vez que o encontram até o momento em que se tornam seus clientes.

Este mapa representará seu compromisso de proporcionar às pessoas uma experiência incrível de mídia social.

Avalie o desempenho de sua nova abordagem centrada no cliente

Acompanhar e medir os resultados de seus esforços de marketing no Facebook são essenciais para informar seus planos futuros.

Explore os dados demográficos dos seguidores com as informações do público do Facebook

Comece com oFacebook Audience Insightspara poder explorar os dados demográficos dos seguidores da sua página do Facebook.Selecione Pessoas conectadas à sua página e escolha a página que deseja analisar.

Explore todas as guias - informações demográficas, curtidas de página, local e atividade - paraencontrar informações detalhadas sobre seu público.

Preste muita atenção à guia Curtidas da página para poder ver outras páginas do Facebook que seus seguidores estão seguindo.Isso pode lhe dar uma idéia melhor do visual e do conteúdo que eles esperam.

Não se esqueça de editar seu mapa com as descobertas do Audience Insights.

Instale eventos nas suas páginas de destino com a ferramenta de configuração de eventos

Como o mapa do UX considera a experiência do usuário, do reconhecimento às conversões, verifique se você possui todos os dados necessários para medir essas conversões.

Opixel do Facebooké um trecho de código que você instala no seu site que permite rastrear os visitantes do seu site.Além do código de pixel base, você pode instalar o código de evento de pixel, que permite rastrear ações específicas dos visitantes em seu site, como quando as pessoas veem uma parte específica do conteúdo ou adicionam um item ao carrinho.

Crie segmentos e monitore-os.Por exemplo, se você quiser ver o número de pessoas que interagem com a sua marca em dispositivos de mesa, você pode selecionar estas configurações: Informações do dispositivo, Tipo de dispositivo, Qualquer um e Computador.Para saber mais sobre os grupos de fontes de eventos,clique aqui.

Depois de mudar seu foco do que você acha que os usuários querem ver para o que eles realmente querem, você experimentará um crescimento.Avalie esta estratégia com 90 dias de avaliação e compare suas métricas com os 90 dias anteriores.Você deve experimentar o crescimento organicamente.

Dica profissional: você pode acelerar o crescimento com os anúncios do Facebook, mas deve fazer isso somente depois de implementar as alterações planejadas durante o exercício de mapeamento de UX.Dessa forma, os usuários permanecerão engajados após visualizar o anúncio.Quando sua página estiver pronta, tente esta campanha simples:

Anuncie um evento (online ou offline) na sua página do Facebook entre 5 e 6 semanas antes.

Coloque um anúncio promovendo seu evento.Segmente seu público-alvo com base na sua localização e nos interesses que você descobriu usando o Facebook Audience Insights.

Dê a esta promoção um orçamento de R$ 10 a R$ 15 por dia, durante cerca de 3 semanas.

Conclusão

O mapeamento da experiência de seus usuários ajudará você a criar uma página no Facebook que atenda aos seus clientes em potencial e clientes em todas as etapas da jornada do cliente.Use seu mapa UX para definir os três estágios do processo de tomada de decisão, o conteúdo e a experiência que os usuários terão.Esta ferramenta será seu guia para refinar seu plano de marketing do Facebook.

Defina suas métricas e adicione eventos de conversão, se necessário.E comprometa-se a fornecer conteúdo incrível usando diferentes variações para atender às expectativas dos usuários.