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Há uma década, o Pinterest chegou para se instalar em nossos smartphones.Essa plataforma foi criada para que os usuários se tornemprosumers, ou seja, produtores + consumidores de conteúdo.

O que é o Pinterest?Como se usa?

Por meio da plataformaPinterest, você pode criar painéis personalizados por tema e, em cada um deles, coletar imagens e infográficos com as informações que despertam interesse.A missão de seus fundadores era "conectar todos no mundo, através de coisas que eles acham interessantes".

Por ter uma natureza visual, torna mais atraente e simples navegar pelo seu conteúdo.Isso o torna uma ferramenta prática para aplicar no setor educacional e nas estratégias de conteúdo para as empresas.

O Pinterest ajuda a direcionar o tráfego para um site, aumenta o engajamento, gera leads de qualidade, favorece as vendas de um e-commerce e até aumenta oposicionamento do SEO.O Pinterest é uma fonte de idéias para todos os tipos de profissionais, pois você pode encontrar tudo, desde decoração, viagens, receitas ou exercícios a dicas de beleza, estilo de vida ou frases motivacionais.

Apesar de todos esses benefícios, as empresas não conseguiram executar estratégias que funcionem nessa rede social.No entanto, serve como fonte de inspiração para todos os criadores de conteúdo que procuram uma ideia para cópia, infográficos, artigos ...

Dicas para usar o Pinterest na estratégia de mídia social:

  1. Converta a conta em um perfil da empresa, incluindo até os mínimos detalhes sobre a empresa e indicando o site.
  2. Especifique um tema de painéis que falem sobre sua marca, nos quais você pode incluir conteúdo útil e valioso para os usuários.Use uma descrição apropriada para cada um deles.
  3. Crie pinos sedutores e de qualidade para os usuários compartilharem.
  4. Faça uma descrição clara dos seus pinos, lembre-se de que eles podem encontrá-lo por palavras-chave, use hashtag para obter um alcance maior, Chamada à ação ...
  5. Defina seus objetivos de negócios, profissionalize sua estratégia e patrocine conteúdo para alcançar mais usuários.

Se o conteúdo é visual, o que diferencia o Pinterest do Instagram?

Ambas são redes sociais nas quais a importância do conteúdo compartilhado é transmitida pela parte visual, a principal diferença entre eles é o uso feito com as imagens compartilhadas.

No Instagram, você carrega conteúdo que pode ser editado diretamente no aplicativo para que outros usuários conheçam uma pessoa ou marca em todos os níveis.O Pinterest usa a curadoria de conteúdo para filtrar de acordo com os interesses do usuário, são pesquisadas imagens relacionadas a um conteúdo específico.

Uma das vantagens em nível de negócios do Pinterest é que cada um dos pinos compartilhados é um link para a fonte original da imagem, ou seja, um site externo.Portanto, é importante usar essa rede social para marcas e sua estratégia de SEO.Embora o Instagram tenha mais usuários, no Instagram você só pode acessar os links através da biografia ou das histórias dos usuários que têm mais de 10.000 seguidores.

O Pinterest inspira quase 200.000 milhões de pessoas que descrevem essa plataforma como um espaço de rede positivo.A maioria dos usuários com seus perfis pessoais o usa para aprender coisas novas.Um estudo da Nielsen mostrou que 98% dos usuários executaram as idéias que descobriram no Pinterest.

Da inspiração ao treinamento

A rede social lançou a Academia Pinterest, que tem como objetivo treinar os usuários a entender melhor a operação da plataforma e tirar proveito dela no campo comercial.

O projeto consiste em cursos que incluem lições e conselhos paraprofissionais de marketingque desejam usar o Pinterest em suas estratégias de comunicação.Até agora, eles lançaram cinco cursos, Narrativa no Pinterest, Inspiração Criativa, Estratégia Criativa, Objetivos da Campanha e Orientação e Compra, que podem ser realizados por qualquer navegador ou dispositivo móvel, iOS e Android.A empresa também anunciou que irá adicionar novos estudos relacionados à análise e gerenciamento de campanhas.

Por outro lado, a Academia do Pinterest oferece dicas e truques de vários temas, como o uso correto de Pines ou como otimizar links.Obviamente, até agora apenas empresas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha podem acessar esses cursos, embora possam ser estendidos a outros países a médio prazo.