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Hoje vou começar com algumas perguntas, e seria importante que você respondesse sinceramente:

- Por que eu preciso de uma estratégia para as mídias sociais?

- O que eu devo levar em consideração na hora de fazer um post?

- Como eu posso definir o meu tom de voz?

Usar as mídias sociais para anunciar o seu negócio parece ser algo simples. Você faz um post, avisa todo mundo e espera por novos consumidores. Não é assim que você pensa?

Mas na verdade há muito mais trabalho a ser feito. Cada um dos seus posts deve fazer parte de uma estratégia mais ampla de mídia social. Por exemplo, digamos que exista um novo restaurante chamado Pizzariado Pedro que vende pizzas sem glúten e sem lactose. O Pedro acabou de criar contas em redes sociais e está louco para começar a postar e conquistar novos seguidores. Mas como ele pode ter certeza de que o que ele posta está ajudando a empresa dele?

Que post irá gerar mais engajamento?

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Quem apostou no post 1. Acertou!!! Mídias sociais têm tudo a ver com, bem, ser social. Uma hashtag estimula uma conversação e ser informativo e acessível ajuda a construir uma audiência fiel. Daí vêm os reposts e os compartilhamentos, garantindo mais seguidores. Esse é o poder das mídias sociais. Entendeu?

Atuar corretamente em mídias sociais é como ser o anfitrião de um jantar. É o seu trabalho manter a conversa divertida e fluida enquanto cria uma atmosfera convidativa entre as pessoas.

Ser o anfitrião de uma festa exige um plano, uma mente aberta e atenção para os desejos e as necessidades de seus convidados. O mesmo princípio vale para a gestão eficaz das mídias sociais.

As quatro coisas que você precisa prestar atenção na hora de gerenciar as redes sociais são voz, conteúdo, timing e conversação. Vamos explorar mais detalhadamente cada uma delas.

Voz

Você deve moldar a sua voz e a presença em torno da sua audiência. Para fazer isso, você deve conhecê-los.

- Quais são os interesses deles?

- Onde moram?

- O que eles fazem?

- Que lugares (ou outras mídias sociais) eles costumam visitar?

E vocêesquecer de tudo, lembre-se disto: se você conhece sua audiência, você pode encontrar a sua voz. Se você pode encontrar a sua voz, você pode atingir sua audiência.

Conteúdo

Pense em seu conteúdo como os móveis da sua casa. Ele deve representar seu gosto, gerar conversas e simbolizar seu estilo. Seu conteúdo deve também fazer as pessoas se sentirem confortáveis.

Mídia social tem tudo a ver com comunicar-se com sua audiência e fazê-la se sentir bem na sua presença. Ou seja, não use as mídias sociais apenas como um lugar para vender seu produto ou seu negócio. Use-as para contar a sua história, conectar-se com a sua audiência e retratar um sentimento.

Leve a sua audiência para conhecer os bastidores do seu negócio, compartilhe notícias e eventos e poste fotos no estilo "como fazer". Peça a opinião das pessoas e fique ligado com feriados e datas comemorativas. Tudo isso pode ajudar a construir uma comunidade fiel.

Timing

Existe uma linha tênue entre engajar sua audiência e sobrecarregá-la. É por isso que timing é tão importante nas mídias sociais.

Não tem problema eventualmente postar alguma coisa do nada ou fazer dois posts em seguida. Mas certifique-se sempre de buscar um equilíbrio bacana. Não bombardeie sua audiência com conteúdo, mas não fique mudo também.

Um ou dois posts por plataforma por dia deve funcionar - em horários em que sua audiência esteja ativa, é claro. No caso do Pedro, o horário da manhã é indicado, depois que seus clientes fizeram uma corrida, e na hora do almoço, enquanto eles estão beliscando alguma coisa saudável.

Conversação

Finalmente, lembre-se de que conversação não é ficar falando de si mesmo. Conheça sua audiência - eles são o foco. Pergunte a eles. Induza debates. Responda.

Sinta-se à vontade para estimulá-los a realizar alguma coisa. Por exemplo: peça a eles para enviar fotos ou histórias que tenham a ver com a marca ou direcione-os para o seu site para que eles possam fazer uma compra.

Sim! Não tem problema direcionar vendas por meio das mídias sociais. Mas, para fazer isso, você também precisa entretê-los.

Dica:

A coisa mais legal das mídias sociais é interagir de uma forma direta com as pessoas. Blogueiros, especialistas e até mesmo celebridades estão ao alcance de um clique. Recorra a eles para aumentar sua presença. E quando um deles escrever sobre a sua marca, lembre-se de compartilhar esse post e usar as tags apropriadas.

Vamos ver como a General Eletrics (GE) usou as mídias sociais para transformar o seu negócio.

A GE usou as mídias sociais para transformar um negócio com cara de "aparelhos" para um outro que fala de inovação e tecnologia. Primeiramente, eles difiniram o público-alvo: inovadores, vanguardistas, interessados em saúde, transporte e na infraestrutura das grandes cidades. Para alcançá-los, a GE desenvolveu uma voz brincalhona e educativa ao mesmo tempo.

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A GE usou imagens lindas, vídeos, links e perguntas em seus posts. Por exemplo, eles poderiam compartilhar imagens dos cientistas trabalhando com robôs, mostrando o lado humano e tecnológico da empresa.

O conteúdo da GE sempre focou em um desses tópicos: benefícios finais (como os produtos da GE ajudaram a construir um mundo melhor); funcionários da GE e histórias de sucesso de como as inovações da GE mudaram a vida das pessoas.

Ao adotar um tom de voz consistente e usar as mídias sociais não apenas para vender produtos, o conteúdo da GE se tornou o centro de uma nova conversação global.

Agora que você já aprendeu como ter uma boa presença nas mídias sociais, você pode começar a definir o tom de voz.

1 - Qual o nome da sua empresa?

2 - Escolha dois adjetivos que têm a ver com o seu negócio

3 - Em que setor você atua?

4 - Descreva seu público-alvo em duas palavras

5 - Como você quer ser visto pela sua audiência? (como um amigo, como um guia, como um professor, como um especialista)

Pronto! Agora é colocar em prática. Se desejar, pode enviar o resultado para que a gente analise.